PACIENCIA TEM LIMITE, CHEGA DE APATIA E DE INDIVIDUALISMO, O GLORIOSO VITÓRIA PRECISA VOLTAR A VENCER (E CONVENCER).

Como muitos torcedores do Vitória que conheço e tenho conversado, tento compreender, mas não consigo encontrar explicação plausível para as péssimas atuações do time nas ultimas partidas disputadas no fraquíssimo campeonato baiano.

Há uma visível falta de disposição coletiva e uma total ausência de organização tática da equipe. Parece que A APATIA que marcou o glorioso time do Vitória nos últimos dois anos ESTÁ DE VOLTA AO CLUBE, DESTA VEZ, ASSOCIADA COM O INDIVIDUALISMO DE ALGUNS ATLETAS..

Apesar de todo o discurso da respeitável Diretoria, acerca da existência de um adequado planejamento no futebol profissional e dos elevados investimentos no time para este ano (a exemplo da idêntica retórica utilizada pela Diretoria no ano passado e que nos causou enormes humilhações naquele período), estamos assistindo O PIOR INÍCIO DE DESEMPENHO DO TIME DO VITÓRIA NO CAMPEONATO BAIANO NOS ÚLTIMOS DEZ ANOS. E isto é, no mínimo, preocupante para as nossas pretensões em 2012.

Para um time que tem uma situação financeira ajustada e não tem recente histórico de dívidas ou atrasos de pagamentos aos atletas, à comissão técnica e aos funcionários do clube, apesar de não contar com um grande orçamento, não dá para entender o que está acontecendo com o time em campo.

Há um descabido conformismo dos jogadores, do treinador e da Diretoria com a falta de apetite e de competência do time do Vitória em vencer as partidas contra adversários que outrora eram “presas fáceis” para o Leão.

Em recentes entrevistas, os jogadores e o técnico Cerezo têm ressaltado, que apesar de não conseguir vencer os “difíceis” (sic) últimos jogos disputados, existe muito “espirito de luta” (sic) no time e uma incessante “busca de resultado” (sic) do primeiro ao último minuto do jogo. Sinceramente, não consigo enxergar desta forma.

Este ano assisti a TODOS os jogos do nosso glorioso Leão da Barra e, em poucos deles, tivemos uma atuação razoável, que justificassem as vitórias obtidas. O time ainda não encontrou um padrão de jogo, não tem esquema tático definido, mas pior que tudo isso, é a notória falta de organização COLETIVA do meio de campo e do ataque do time, setores diretamente responsáveis pelas vitórias.

Tenho a clara percepção de que alguns jogadores do meio de campo e do ataque estão tentando resolver INDIVIDUALMENTE o jogo, cada qual a seu modo e quando bem entendem. Futebol não é assim, todos sabemos disso, mas parece que ninguém no comando técnico ou da Diretoria do Vitória não percebeu isso, ou se percebeu ainda não conseguiu resolver.

Não interessa para o Esporte Clube VITÓRIA nem para os seus torcedores ter o artilheiro ou a defesa menos vazada do campeonato baiano e até do Brasil, se não formos CAMPEÕES BAIANOS, não fizermos uma boa campanha na Copa do Brasil ou não conseguirmos o acesso á Serie A do campeonato brasileiro.

Temos que ter em mente as TRES METAS FUNDAMENTAIS para o TIME DO VITÓRIA, NESTE ANO DE 2012: O título do campeonato baiano, uma boa participação na Copa do Brasil e a PRINCIPAL META: o ACESSO Á PRIMEIRA DIVISÃO do campeonato brasileiro, com o título de campeão, pois temos muita CAMISA e TRADIÇÃO para isso.

Entretanto, para que alcancemos tais objetivos, é necessário que Cerezo, com seu espirito dinâmico de liderança (e com forte apoio da DIRETORIA, que necessita ser mais ativa) atue urgentemente como comandante maior da equipe e consiga colocar ordem, organização e progresso ofensivo no Vitória, enquanto ele tem legitimidade entre os jogadores e goza de certo prestígio da torcida rubro-negra.

É imperativo estabelecer com brevidade um padrão ofensivo de jogo e uma “espinha dorsal” no meio de campo do Vitória. Neste ano de 2012 temos, pelo menos em tese, um elenco mais qualificado e mais jovem que o do fatídico ano de 2011.

A respeitável Diretoria do Vitória e o técnico Cerezo precisam compreender que NÃO PODEMOS REPETIR OS MESMOS ERROS DE 2011, NEM PERDER MAIS TEMPO.

Já chega de experiências, o glorioso time do Vitória e sua torcida precisam identificar os seus jogadores titulares e ter reservas à altura prontos para assumir a posição, sempre que for necessário, podendo se tornar titulares, se tiverem condição para isso.

Há muito tempo que a torcida do Vitória está ávida por ver um time VIBRANTE, JOGANDO COLETIVAMENTE E COM ALEGRIA, BUSCANDO INCESSANTEMENTE A VITÓRIA DURANTE TODO O TEMPO, NÃO SE CONFORMANDO COM OUTRO RESULTADO QUE NÃO SEJA A VITÓRIA E NUNCA, NUNCA MESMO, ENTREGANDO OS PONTOS ANTES DO FINAL DE CADA PARTIDA. É este comportamento que esperamos ver a partir do jogo de domingo contra o Serrano.

O time do Vitória há que LUTAR INCANSAVELMENTE para DERROTAR OS ADVERSÁRIOS em todas as partidas e campeonatos que disputar. Haverá, por certo, que RESPEITAR SEMPRE todos os seus oponentes, mas deverá ser IMPLACÁVEL e IMPIEDOSO contra os FRACOS e um time de INCANSÁVEIS GUERREIROS contra os FORTES, pois sabemos que não há VITÓRIA sem LUTA, nem luta sem VITÓRIA.

Chega de apatia e de individualismos. Vamos voltar a vencer, jogando com alegria, determinação, de forma coletiva e ofensiva. Somente assim vamos reconquistar a confiança da torcida no time e atingir nossas difíceis metas  traçadas para 2012, sobretudo o acesso a Primeira Divisão, nosso principal objetivo deste ano..

 

Pedro Dórea

Conselheiro do Esporte Clube Vitória

Anúncios

Sobre rocharubronegro

Apenas um rubro negro apaixonado.

Publicado em fevereiro 27, 2012, em Rocha. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Luis Roberto S.Santana

    Boa tarde: Foi um prazer conhencê-lo e resenhar após o jogo contra o Serrano. Lí também seus comentários e com certeza suas colocações é o pensamento de uma grande parte do torcedor do Vitória. Bem, no dia 12/03 iremos nos encontrar na reunião do Conselho, onde ficaremos sabendo qual foi o verdeiro motivo da saída do Chumbinho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: