A Gestão de Futebol Profissional no Esporte Clube Vitória. Uma triste constatação.

Da administração de um clube de futebol profissional e de outras modalidades esportivas como o Esporte Clube Vitória entendo pouco, quase nada, mas reconheço tratar-se de uma instituição complexa e que os seus atuais administradores necessitam estar atentos a constante e natural evolução deste segmento, que cada dia mais requer PROFISSIONALIZAÇÃO, principalmente quando o assunto é futebol.

Como torcedor do Vitória desde muito e, há cerca de três anos, como Conselheiro, tenho percebido que o clube precisa evoluir, e MUITO, quando o assunto é a gestão de futebol profissional. A atual Diretoria do clube tem obrigação e responsabilidade de assumir o comando das necessárias mudanças no processo de gestão, evitando interferências (ainda que de boa-fé) e palpites daqueles que se acham “proprietários vitalícios” do Esporte Clube Vitória, não obstante terem contribuído, em algum momento histórico, para o desenvolvimento do clube.

Mas agora o momento é outro e requer outra postura, mais ambiciosa, moderna e profissional, que as atuais lideranças lamentavelmente teimam em não querer assumir.

Não podemos desconsiderar que a atual administração do Vitória tem se notabilizado pela gestão administrativa e financeira equilibrada, mas um clube esportivo que tem no futebol profissional seu eixo maior de sustentação, necessita muito mais de ajuda PROFISSIONAL, remunerada e devidamente fiscalizada, para formação e manutenção de um elenco de jogadores vencedores, do que a de outras pessoas ainda que sejam influentes no clube – como parlamentares, empresários, conselheiros (categoria na qual me incluo), torcedores e jornalistas – que acreditam entender de futebol, mas pouco ou nada entendem.

A recente saída do gestor de futebol Newton Drumond e suas recentes, respeitosas e ponderadas declarações na imprensa, servem como um claro sinal de alerta à toda gloriosa e cansada legião de torcedores do Vitória: Estamos com uma postura equivocada e retrógrada, quando o assunto é futebol profissional no nosso clube.

Como conselheiro do Vitória, sei que não devo opinar ou indicar tal ou qual jogador para o Vitória, se ele é caro ou barato, se os jogadores da nossa valorosa base estão ou não preparados para ascender ao elenco profissional, pois este não é o meu papel institucional no clube. Porém, como torcedor que assisto os jogos da equipe, sei avaliar, como qualquer outro conselheiro ou torcedor, seja ele influente ou não, se o time está jogando bem ou mal, se está bem entrosado, se está bem comandado, enfim se o time passa confiança para a torcida.

O futebol continua sendo uma paixão da maioria dos brasileiros, mas atualmente é também um grande negócio e, como tal, necessita ser comandado com eficiência, eficácia e efetividade, para dar as vitórias e os títulos que a torcida espera e merece.

Que a respeitável Diretoria do Esporte Clube Vitória desperte o quanto antes deste sono retrógrado, que nos últimos anos só tem causado pesadelos à torcida, e entenda que necessita profissionalizar o futebol do nosso clube com urgência, contando com quem entende do “negócio futebol”.

A chegada de um gestor de futebol com muita experiência adquirida num clube como o Internacional de Porto Alegre, me deu uma grande esperança de que as coisas estavam caminhando numa direção de modernidade no clube, mas a sua saída recente e, sobretudo a motivação desta saída, é de deixar qualquer torcedor do Vitória preocupado.

Mas, vida que segue. Desejo que a diretoria do Vitória consiga contratar urgentemente um gestor de futebol com experiência e competência à altura da grandeza e tradição do nosso clube, com projetos e pretensões de muitas conquistas e com a autonomia necessária para realizar um bom trabalho, alem de devidamente fiscalizado pela Direção, que deve cobrar resultados deste gestor.

Tomara que seja um profissional sério, respeitável, confiável, e vencedor. Por fim, não seja mais um gestor a deixar o clube nos próximos meses, alegando interferência indevida no seu trabalho. A torcida do Vitória torce por isso.

Pedro Dórea

Anúncios

Sobre rocharubronegro

Apenas um rubro negro apaixonado.

Publicado em fevereiro 29, 2012, em Rocha. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: