A arte do fazer acontecer.

Olá amigos rubro-negros!

Dizem as boas e más línguas que “a sorte sempre acompanha os competentes”, assim como o contrário também é verdadeiro. Estamos vivendo no futebol profissional do ECVitória os nossos piores momentos. Este ano de 2014 da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo tem sido terrível para nós rubro-negros, valorosos torcedores do LEÃO DA BARRA.

Quando a gente pensa que está tudo ruim, eis que as coisas pioram. Quando a gente pensa que nada mais vai nos surpreender, eis que nos surpreendem negativamente. Quando a gente pensa que a nossa dignidade vai ser preservada, eis que a mandam ralo abaixo…

Quando dissemos, na semana passada, que, se não ganhamos da Chapecoense dentro do Barradão, íamos ganhar de quem, muitos me acharam pessimista. Eis que perdemos, pelo placar mínimo, nesse domingo (24/08), dentro da nossa casa, para a magnífica e extraordinária equipe do Figueirense-SC. Aí eu repito: Se não conseguimos nem empatar com o Figueirense dentro do Barradão, vamos ganhar de quem?

Hoje vocês vão ter um pouco de paciência comigo, pois tenho coisas a dizer sobre os acontecimentos da semana passada, quando perdemos, na quarta-feira (20/08), para o Coritiba por 2 X 0, oportunidade em que vimos um time sem alma, um time sem tática, um time sem vontade, um time sem sangue no olho, um time sem nada… O locutor que transmitia o jogo pela TV fechada classificou o time do ECV de “BUROCRÁTICO e de pouca inspiração”. Eu disse ontem para um amigo/conselheiro que a maioria das casas tem a cara do seu dono. A cara do time do ECV está feia e maltratada. Precisa de cirurgia, botox e outras coisas mais.

Fomos também surpreendidos pela volta de Ney Franco. Eu pensei com os meus botões: é muita falta de opção, é muita falta de vergonha, é muita falta de imaginação, é muita falta de dignidade, é muita falta de tudo… No mesmo ano, três meses depois de nos ter abandonado, quando o correto era ele já ter sido demitido há tempos, como fizeram agora com Jorginho, mais um bode expiratório, eis que volta o AFUNDADOR DA PÁTRIA, aquele que nos deu as piores alegrias (tristezas) do ano, perdendo tudo que disputou. Recomeçou bem: ontem já tivemos o aperitivo do que vamos passar neste final de ano. Que os Santos, Anjos, Serafins e Querubins digam amém e intercedam para que aconteça o contrário, pois a esperança é a última que morre.

Para fechar o caos da semana passada, saiu na imprensa e eu presenciei o disse me disse dos presidentes (do Conselho Diretor e Deliberativo) na reunião do Conselho Deliberativo. Lamentável!

Pois é amigos rubro-negros, a coisa tá preta. Deveria estar preta e vermelha, mas só está preta. E o pior é que não estamos vendo luz no fim do túnel. Vocês acham que Ney Franco vai resolver alguma coisa? Só milagre! Escudero e Juan voltaram ontem. Juan perdeu o pênalti e Escudero ainda está sem ritmo de jogo. Esperamos que eles e os outros façam alguma coisa para nos livrar do rebaixamento, pois esta é a grande meta deste ano. Se conseguirmos nos manter na primeira divisão, daremo-nos por satisfeitos, não é?

Com o resultado de ontem, assumimos a lanterna do campeonato com 29,4% de aproveitamento, com chances quase nulas de chegar ao G4 e quase sessenta por cento (59,4%) de probabilidade de ser rebaixado.

Mas “Sêo Minino” e essa tal “Arte do fazer acontecer” o que é mesmo? É a capacidade que um bom gestor tem de escolher bem a sua equipe, liderá-la de forma democrática, voltada para o cumprimento das metas planejadas, assim como fazê-lo de forma ordenada e metodizada. Já havíamos chamado a atenção para o assunto no nosso texto “O perfil de um bom gestor”, destacando essa “arte” e que um bom gestor é, antes de tudo, um fazedor de líderes, tornando sua equipe “interindependente”, harmonizada e competente. Quem não o faz, não o é.

Por exemplo: mais importante que apresentar números e análise de pesquisa, é apresentar o que fez e o que fará para alcançar os resultados desejados. Fazer análise do que está feito é para mentes limitadas, porém demonstrar o que fez e o que fará, assim como os ganhos obtidos e a obter, é para mentes brilhantes. A mediocridade não leva a lugar algum, a não ser repetir aquilo que já foi feito. É preciso renovar. É preciso ousar. É preciso inovar. É preciso aprender a ARTE DO FAZER ACONTECER. É preciso procurar ser UM BOM GESTOR.

VITÓRIA, VOCÊ É A SOMA DE TODOS NÓS!!!

Anúncios

Sobre rocharubronegro

Apenas um rubro negro apaixonado.

Publicado em agosto 25, 2014, em Rocha. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

  1. Bom dia Rocha,

    Acabei de ler o seu artigo “almoço com o presidente”, de janeiro deste ano. Veja alguns trechos deste artigo:

    1. “Ele confirmou que continua buscando mais um atacante e um meia armador”.
    Cadê o meia armador???? Até hoje, praticamente setembro, estamos sem esse meia. e não venha me falar de Marcinho, pelo amor de Deus.

    2. “O ponto mais importante desse almoço foi a oportunidade criada para que nós torcedores desmistifiquemos o FALCÃO, uma pessoa simples e comunicativa, demonstrando um conjunto de qualidades: sincero, caráter irretocável, não deixa ninguém sem resposta, além do fino trato com todos”.
    Nada disso adianta meu amigo, se, por outro lado, não tiver a competência necessária para administrar o clube, se cercar de pessoas competentes e conhecedoras do futebol. Pra que um presidente delicado e incompetente? A torcida está sofrendo meu velho e perdendo o tesão de ir a estádio, se associar, de viver o clube. Isso já faz muito tempo.

    3. “Para Carlos Falcão, “todos nós precisamos trabalhar em prol do aumento do número de associados do Sou Mais Vitória, saindo dos históricos nove mil, para ultrapassarmos a casa dos vinte mil sócios”
    Como faremos isso com um time ridículo desse? Será que a diretoria do clube é tão cega a ponto de não ver que o torcedor não vai se associar por simples insistência da direção? Não adianta ficar mandando email, falando em rádio, tentando convencer o torcedor a se associar. A maior propaganda do SMV é time bom e preço do SMV razoável. Assim se chega aos 30.000 sócios, ainda que para isso precise endividar um pouco o clube. Com competência nas contratações, fica mais fácil e mais barato. Mas para essa diretoria, time bom e preço do SMV razoável a conta não fecha. Então se piquem, saiam e dê lugar para outro que tenha competência para fazer.

    4. “Ele informou também que uma equipe de Conselheiros, da qual eu participo, desenvolverá um trabalho buscando ampliar a quantidade de associados no interior do Estado.”
    Cadê esse trabalho, já que se passaram nove meses desta reunião? Se há o trabalho, favor nos apresente o resultado, já que você participa da equipe de conselheiros.

    5. “Pois é meus amigos, ficamos muito contentes com o que se pretende para o LEÃO DA BARRA neste ano. Esperamos VITÓRIAS E TÍTULOS.”
    Também estava esperando, nem que fosse um título da base mesmo. Mas, nem isso esse grande presidente conseguiu. E ainda está nos levando para a segunda divisão.

    Espero que no próximo encontro, vocês sejam mais exigentes, não se deixando levar por promessas evasivas para que não tenhamos um 2015 tão desastroso como o ano de 2014, apesar do seu enorme otimismo no início do ano depois do encontro com o seu grande presidente .

    Sds rubro-negras.

    Rogerio Pessoa
    rbpessoa10@yahoo.com.br

    P.S. Abaixo, está na íntegra o seu texto “Almoço com o presidente”

    Olá amigos rubro-negros!

    Participamos, hoje (24/01), com um grupo de torcedores do Glorioso Esporte Clube Vitória, de um almoço, na Churrascaria Sal & Brasa, com o Presidente Carlos Falcão (vejam fotos). Foi um momento ímpar, onde pudemos ouvi-lo e questioná-lo sobre uma série de coisas envolvendo, principalmente, o planejamento e ações pertinentes ao futebol profissional para este ano, além, é claro, da polêmica (para alguns poucos desinformados) Barradão X Arena Fonte Nova.

    Foi um encontro descontraído, onde pudemos conhecer mais um pouco do nosso Presidente, o qual transmitiu confiança, segurança e tranquilidade sobre os diversos problemas que envolvem um grande clube como o nosso VITÓRIA.

    Ele confirmou que continua buscando mais um atacante e um meia armador, inclusive dando detalhes sobre as diversas contratações feitas até agora e revelando alguns problemas de bastidores envolvendo outros jogadores que não foram contratados. Em outra oportunidade, darei mais detalhes.

    O ponto mais importante desse almoço foi a oportunidade criada para que nós torcedores desmistifiquemos o FALCÃO, uma pessoa simples e comunicativa, demonstrando um conjunto de qualidades: sincero, caráter irretocável, não deixa ninguém sem resposta, além do fino trato com todos. Que continue assim, pois a torcida rubro-negra é exigente e de alto nível.

    Para Carlos Falcão, “todos nós precisamos trabalhar em prol do aumento do número de associados do Sou Mais Vitória, saindo dos históricos nove mil, para ultrapassarmos a casa dos vinte mil sócios”. Será um trabalho árduo para as Diretorias de Marketing e Social. “Temos que buscar os recursos de todas as formas possíveis para termos um elenco e um time cada vez mais competitivo e vencedor”, ressaltou Falcão. Ele informou também que uma equipe de Conselheiros, da qual eu participo, desenvolverá um trabalho buscando ampliar a quantidade de associados no interior do Estado.

    Outro ponto abordado foi quanto à utilização do Estádio de Pituaçu enquanto o Barradão estiver em reforma. Ele declarou que poderão ser feito alguns jogos também na Arena Fonte Nova, especialmente se for vantajoso para o Clube.

    Pois é meus amigos, ficamos muito contentes com o que se pretende para o LEÃO DA BARRA neste ano. Esperamos VITÓRIAS E TÍTULOS.

    VITÓRIA, VOCÊ É A SOMA DE TODOS NÓS!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: