Plagiando Tiririca: “pior não fica”.

Olá amigos rubro-negros!

Como disse no meu último texto, infelizmente, nessas eleições antecipadas, teríamos que escolher entre o ruim e o pior para comandar os destinos do NOSSO OUTRORA GLORIOSO ESPORTE CLUBE VITÓRIA para os próximos três anos e meio. E, com uma certeza, plagiando Tiririca: “pior não fica”.

Qualquer um que concorresse e ganhasse, e tivesse o mínimo de expertise em futebol, que foi o caso de Paulo Carneiro e Raimundo Viana, seria infinitamente melhor que os dois últimos remendos de presidente que tivemos: um acéfalo e outro lero-lero. E o que eles tinham em comum? Dois enganadores!

Mas, como diz o provérbio português, “não há bem que dure pra sempre e nem mal que nunca se acabe”, eu e toda a sofrida NAÇÃO RUBRO-NEGRA esperamos, oramos e torcemos para que, desta vez, tenhamos chegado ao fundo do poço, pois a herança maldita deixada pelos amadores, inexperientes e reprováveis últimos gestores ainda vai fazer a gente sofrer um bocado.

Constatamos isso no sábado (27/04), quando fomos derrotados (3 X 1) pelo Botafogo de Ribeirão Preto-SP, no jogo de abertura da série “B” do campeonato brasileiro 2019. Elenco horroroso que, caso não seja requalificado, nos faz vislumbrar uma queda para a série “C” – que o Nosso Bom Deus nos ajude!

Participei e participo de diversos GRUPOS DE WHATSAPP que congregam centenas de torcedores e sócios torcedores das mais variadas vertentes, porém com uma coisa em comum: todos padecem da falta de um núcleo estratégico que coordene as ações e tenham objetivos claros e bem definidos. Infelizmente, acabam sendo um grupo ou grupos de amigos rubro-negros (amantes, amadores e carentes).

O que eu acho pior em tudo isso é que não aparece nenhum novo candidato qualificado, verdadeiro líder. E aí vem a pergunta que não quer calar: porque não aparece? Não temos torcedores-gestores qualificados para tal? Ou é o sistema de escolha (estatuto) que inibe? Como resposta preliminar, diria que é um pouco de cada, ou de tudo. Procurarei melhor esclarecer.

Algumas coisas fundamentais e estruturantes precisam ser modificadas no estatuto. Primeiro é que não podemos permitir que o mesmo grupo concorra aos três Conselhos (Diretor, Deliberativo e Fiscal), pois isto compromete toda a independência no cumprimento das suas obrigações estatutárias. Por exemplo, para o Conselho Fiscal poderia se admitir a inscrição e eleição individualizada dos seus membros, exigindo qualificação (expertise) para tal (contadores, economistas, administradores, advogados…). Outro aspecto é que somente poderia ocupar a presidência de qualquer um dos conselhos o sócio torcedor que já tivesse exercido ao menos um mandato como CONSELHEIRO e outras qualificações específicas, evitando, assim, que aparecessem candidatos desqualificados e aventureiros que só fazem envergonhar a todos nós.

Outros pontos precisam ser melhorados e objetivados no estatuto, o que faremos na época oportuna, porém algumas coisas têm que ser norteadoras, quais sejam: i) o torcedor é o maior patrimônio do clube, razão da sua existência; ii) os interesses do CLUBE deverão estar acima dos interesses individuais; iii) o Vitória não precisa de quem precisa do Vitória; e iv) a boa comunicação com a imprensa e torcedores, a transparência e a DEMOCRACIA são valores inalienáveis.

Que possamos viver dias melhores e que a união e o AMOR possam fazer o VITÓRIA 100% e GIGANTE!

VITÓRIA, VOCÊ É A SOMA DE TODOS NÓS!!!

Anúncios

Sobre rocharubronegro

Apenas um rubro negro apaixonado.

Publicado em abril 30, 2019, em Rocha. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: