Será que chegaremos lá? (*) Por Olavo Oliva

Olá amigos rubro-negros!

Muito atento acompanhei o jogo entre Criciúma X Ceará na sexta feira passada. Torcendo contra naturalmente. Secador em velocidade máxima!!.

Um fato me chamou a atenção: a entrega dos jogadores catarinenses na obtenção do resultado positivo desde o início da peleja. Para eles parecia que era a decisão da série B. Tanto é verdade que o gol da vitória importante sobre o clube cearense aconteceu aos 49 minutos do 2º tempo. No último lance. E não foi a 1ª vez que o Criciúma venceu ou empatou partidas no derradeiro minuto, no último momento antes de encerrar-se o espetáculo esportivo. Contra o América –RN, por exemplo, estavam perdendo por 3×1 até os 40 minutos do 2º tempo. E viraram para 4×3.

Será que é apenas sorte? Incompetência do adversário? Ajuda do juiz?

Fruto das minhas reflexões, afirmo categoricamente que não. Até porque a sorte não acompanha os incompetentes!

O time do Criciúma está focado no acesso à série A e no título da série B. Perseguem o resultado do início ao final da partida. Podem observar, gol só acontece nos minutos finais da partida quando a equipe vencedora está focada no seu objetivo.

Falando agora de Vitória: precisamos urgentemente mudar a nossa postura em campo se quisermos evitar que o time catarinense seja o campeão da série B. Tecnicamente e financeiramente não dá para comparar o Vitoria com o Criciúma, cujo orçamento para este ano é de apenas 15 milhões.

O tamanho da torcida e a expressão nacional são incomparáveis. Entretanto, futebol se ganha em campo, e nossa equipe não tem passado a confiança ao torcedor de que o título da série B são favas contadas. O torcedor não está satisfeito com o rendimento do time em campo. O esquema tático adotado por Carpegianni Teimoso ainda não deu os resultados que dê tranqüilidade em afirmamos: seremos campeões.

Observem que temos 80% de aproveitamento em jogos no Barradão, apesar disso, em nenhum dos jogos realizados na série B, o time se apresentou bem e o resultado em campo se traduziu em felicidade da torcida. Analisem: foram 11 vitórias, 02 empates e apenas uma derrota:

Vitória 1 x 0 ABC

Vitória 3 x 1 Goiás

Vitória 3 x 2 Boa

Vitória 2 x 2 Criciúma

Vitória 1 x 0 Barueri

Vitória 2 x 1 Joinville

Vitória 2 x 0 Guaratinguetá

Vitória 0 x 1 Bragantino

Vitória 1 x 0 CRB

Vitória 4 x 3 Paraná

Vitória 2 x 0 Avaí

Vitória 1 x 0 Guarani

Vitória 2 x 2 América-RN

Vitória 4 x 0 Ipatinga

Examinem cada jogo individualmente e respondam: em qual deles o Vitoria foi soberano, correspondendo por completo com atuação convincente em campo nos dois tempos da peleja? Na minha modesta opinião, em nenhum deles. Ou o time me agradava no 1º tempo ou melhorava no 2º tempo. Parece até o time treinado por Toninho Cerezzo (isola! pé-de-pato mangalou três vezes!!)

Diante desse cenário, resta torcer para que Carpegianni Teimoso modifique a estrutura tática do time, que a Diretoria chame os jogadores à responsabilidade, mostrando como o Criciúma está jogando com alma. E já ia esquecendo: Empreste Artur Maia e Léo para qualquer clube da série C, pois a paciência da torcida se esgotou com eles. Cadê Eduardo Ramos?.

CASO CONTRÁRIO O ACESSO VIRÁ, MAS A FESTA TÃO DESEJADA DO TORCEDOR NÃO SERÁ COMPLETA.

(*) Olavo Oliva é Bel. em Direito, Auditor Fiscal e Conselheiro do ECVitória.

Anúncios

Sobre rocharubronegro

Apenas um rubro negro apaixonado.

Publicado em outubro 8, 2012, em Rocha. Adicione o link aos favoritos. 7 Comentários.

  1. Pessoal, só quero lembrar que o esquema tático não foi uma opção e sim uma necessidade!! Os meias que jogam pelas beiradas não vinham se apresentando bem e precisávamos ganhar, fazer gordura!! já esquecemos que Marquinhos e Tartá andaram jogando pedra em santo e Artur Maia e Eudardo Ramos nunca entraram satisfatoriamente?? Willie e Leílson entraram muito bem mas, o primeiro desandou e o segundo teve ma seqüencia de contusões que o tiraram do time! Prefeíamos um esquema com três zagueiros ou volantes??? Lembro bem que Carpegiane deu uma entrevista dizendo que montou este esquema em função de buscar resultados… Mas a torcida do Vitória é assim, basta uma adversidade que tudo que foi feito é descartado!!!! Paciência… Outra coisa que me deixa perplexo… Ninguém lembra do “perrengue” entre Ednilson Sena e Cerezo??? O time não teve uma preparação física adequada e os reforços chegaram há pouco tempo, estavam parados e já começaram a se contundir (vide William!)… É natural que o time dê uma segurada e depois retorne ao ímpeto com que vinha atuando!!!! Quanto ao Criciúma… A grama do vizinho é sempre mais verde!!!!

  2. Acompanhou atento, mas esqueceu-se de mencionar que o Ceará foi garfado! Reconheço que o Criciúma goza de uma boa fase em razão, principalmente, de ter contratado no início do campeonato, uma equipe de psicólogos que regularmente vem oferecendo palestras do gênero de ‘força do pensamento positivo’ servindo-se de técnicas de neurolinguística, mas isso tem um efeito efêmero.

    A enfática ‘entrega dos jogadores’ é simplesmente uma opinião pessoal e não pode ser generalizada. Pode-se apontar num jogo ou outro, no entanto o que prevalece é a regularidade e a tática implementada pelo experiente e sábio técnico do rubro-negro baiano, o professor Paulo César Carpegiani que não merece a jocosa alcunha de ‘teimoso’ nem daqueloutros com a nominação de ‘professor pardal’ denotando ser um maluco, e, de outro modo, tem sido muito competente em quase todas suas intervenções.

    Reflexões, sim, mas plenamente desfocadas porque se afasta da realidade dos fatos aqui assinalados: melhor colocação, melhor aproveitamento, defesa menos vasada e melhor saldo de gol em comparação com a equipe catarinense. Teimosia? Pardalice? Conceitos equivocados do escriba.

    Menciona que “O time do Criciúma está focado no acesso à série A e no título da série B”, e, agora pergunto: E o Vitória… Não? Isso é postura de coveiro do futebol baiano e de um torcedor que não acredita no bom sucesso do rubro-negro baiano.

    Não tem de mudar postura nenhuma! O que está sendo feito é histórico e merece o aplauso de todos torcedores do Esporte Clube Vitória.

    Iremos falar mal do Criciúma? Não. Não, por tratar-se de uma equipe aguerrida e que tem até aqui apresentado um bom futebol e é, sem dúvida, merecedora de todo nosso reconhecimento igualmente pelos bons resultados alcançados.

    Claro que futebol se ganha em campo… E é isto que tem feito o Vitória no transcorrer dessa competição de acesso à elite do futebol brasileiro. Essa de dizer-se que o torcedor não está satisfeito é uma balela. A torcida do rubro-negro baiano tem festejado diuturnamente pelos bons resultados havidos em campo e dentro de poucos dias teremos já garantido o acesso à Série A, talvez com muitas rodadas de antecipação. Isto é ruim? Mau resultado? Má colocação? Time ruim? Vade retro satana!

    O Vitória está na primeira colocação e até aqui tem sido soberano, sim! A estatística é inexorável! Não tem como distorcer os bons resultados até aqui conquistados.

    Enfim, o cenário é bom e graças à sapiência de Carpegiani, do bom elenco para a série B e pela boa e imbatível torcida que o rubro-negro baiano ostenta orgulhosamente.

    Lamentável, pensar de forma contrária como a desta postagem de cunho altamente negativa.
    vumboraleao@bol.com.br

  3. Antonio Felix Mascarenhas

    Amigos rubro-negros,

    Venho acompanhando todas as discussões e opiniões jogo a jogo e em momento nenhum me pronunciei, pois poderia ser chamado de agourento, já que tenho uma visão bastante diferente das que vinham sendo externadas por vocês. Como o querido amigo Olavo se pronunciou no seu texto “SERÁ QUE CHEGAREMOS LÁ?” em 8 de outubro, e ratifico todas as suas colocações resolvi me pronunciar.

    Apesar da melhor campanha de todos os tempos em um turno da Série B, o Vitória não convenceu, não goleou (o único resultado acima de 2 gols foi conta o Ipatinga), teve muita sorte em inúmeras partidas quando os adversários perderam gols imperdíveis, lembram? O Vitória não está com postura de Campeão, sem dúvida nos classificaremos e em 2013 estaremos na PRIMEIRONA, já deveríamos ter voltado no ano passado lembram? O nível da série B este ano está muito fraco, o Vitória é disparado o melhor elenco, o mais bem pago e mais estruturado.

    Temo que, se a postura do time não mudar, depois dos 65 pontos desceremos ladeira abaixo, não é premunição muito menos desejo é análise fria e sem paixão dos resultados deste ano e da história do glorioso Vitória. Cabe a diretoria chegar junto e mostrar a equipe que temos que ser campeão e para isso o sangue rubro-negro precisa ferver em campo. A torcida tem feito sua parte fora de campo, essa sim já é CAMPEÃ.

    Avante RUBRO-NEGRO.

    Antônio Félix Mascarenhas, sou torcedor, não sou doente.

  4. Queria saber a opinião do senhor Spinola após o jogo Paraná x Vitória!!!
    Carpegianne com sua sapiência, sabedoria, inteligência, habilidade entregou o jogo. Ou o senhor discorda??
    O senhor falou em hegemonia, soberania …. onde????Queria saber. Estamos em 2°.
    Torço para que o Vitória suba o mais rápido possível. Porque depois que subirmos, vou gritar “FORA CARPEGGIANE”!!!!

  5. Olavo Jose Gouveia Oliva

    Sr Spínola:

    A sabedoria de Carpegianne Teimoso é tão grande que o Vitoria continua jogando mal.

    Mesmo no triunfo sobre o ABC, com as “calças na mão”, jogou mal ,escalando reiteradamente Artur Maia que já teve 1,2,3, 4 mil chances, inclusive no campeonato baiano e continua uma eterna promessa. Enquanto isso Eduardo Ramos nem relacionado está, e custa muito caro ao clube.

    Birra de Carpegianne Teimoso? deve ser mais um que ele não gosta.

    Quem tem nas mãos o melhor elenco da série B e não consegue fazer este time agradar a torcida com boas apresentações.? Por que não consegue treinar nenhuma equipe da série A?. Por que o São Paulo com aquele elenco maravilhoso não o manteve como técnico? Por que Fernando Bob?

    Sr. Spínola a torcida do Vitória na sua grande maioria não gosta desse técnico. Se ele estivesse treinando o Vitoria na série A já teria sido demitido, pois os resultados adversos seriam mais frequentes.

    Na verdade, o torcedor do Vitória está cansado das repetições dos fracassos nos últimos anos, que não quero elencar novamente.

    Quanto aos coveiros do futebol baiano entendo que a pecha deve ser colocada em quem não agrega nada ao futebol. Eu sou até mais Vitória do que o Sr. Spínola, a nossa diferença é que os meus óculos são melhores que o dele.

  6. olavo josé gouveia oliva

    A derrota contra o Atlético do Paraná ontem demonstrou a completa falta de respeito dos jogadores do Vitoria para com esta maravilhosa torcida. O Atlético com 10 homens em campo, paralizou o time do Vitória. Com Elias, Wellington Saci, Marcão e Marcelo Quirino. Pasmem.

    Já havia acontecido com o Paraná, com Fernandinho, Lucio Flávio e Ricardo Conceição. Por que quando estão jogando aqui não produzem? Não respeitam o torcedor?

    Esse Vitória dos ultimos anos não merece a torcida que tem. Que capacidade tem este clube em entregar jogos praticamente ganhos. Só para lembrar: Colo-Colo, Baraunas, Botafogo-PB, Atlético-GO,Bahia de Feira, São Caetano, Jahia depois de 11 anos e em pleno aniversário do clube.O titulo da série B este ano em um campeonato mais fraco dos ultimos anos. E talvez até mesmo o acesso. Sim, e por que não?. Dos cinco clubes que disputam as 04 vagas quem está praticando o pior futebol é o Vitória e estamos apenas a seis pontos do São Caetano. Já vimos este filme antes várias vezes. É de se lastimar!!. E ainda vem um Sr. Spínola nos chamar de coveiros. Ele deveria deixar de postar aqui!! Não tem nenhuma coerencia!!

    Jogadores descomprometidos, em plena quarta feira no Armazem de Villas, meu filho tem fotos se vc quizer Sr. Spinola eu mando para o Senhor. No Mukifest, teve jogador saindo embriagado. E aí Sr. Spinola cadê o comprometimento?

    Será que não falta comando?

  7. Depois de mais uma partida vergonhosa do ECVitória contra o Atlético-PR, queria saber a opinião do senhor Spínola !!!!! O senhor tem que enxergar futebol como ele é e não com fanatismo ou como defensor de amigos, interesses, colegas( nos teus comentários é o que está parecendo)!!!!!!! Defenda a Instituição ESPORTE CLUBE VITÓRIA!!!!!!Aqui não existe coveiro do futebol baiano, existem torcedores de coração que amam o clube. Observamos e opinamos sobre as situações e verdades do dia a dia do ESPORTE CLUBE VITÓRIA.
    Saudações

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: