Todos os méritos à torcida do ECVitória. Por Olavo Oliva*

Amigos rubro-negros:

Lendo artigos em jornais e blogs e observando a revolta da torcida nos últimos dias, entendo que a questão cinge-se a nós torcedores termos alimentado uma falsa esperança de titulo este ano, achando que o nosso time era muito melhor que os demais. Ledo engano. A premissa estava errada, inclusive a minha. O time do Vitoria montado em 2012 é apenas mediano, com uma dupla de zagueiros frágeis, inexistência de lateral esquerdo, falta de meias e atacantes apenas razoáveis.

Aliados a esses fatores os jogadores não estavam com a garra empregada em campo pelos jogadores do Criciúma, Goiás, e Atlético, (já havia me manifestado sobre isso em outros comentários). Tanto é verdade que Paulo César Carpeggiane – PCC ganhou várias partidas com placar magro 1×0 e dando sorte no 1º turno. Ricardo Silva e PC Gusmão não conseguiram vencer as partidas fora de casa pela fragilidade dos jogadores, pelo crescimento dos adversários e pela falta de motivação. Não adianta fechar os olhos e ficar arrumando culpados. Deveríamos, sim, reconhecer que a montagem do time para este ano foi mal feita, assim como em 2011 (o campeonato baiano provou).

Jogadores do quilate de Gilberto, Giovanne, Xuxa, Fernandinho, Lúcio Flávio, Wellington Saci, Zé Luis e outros menos votados, não deram certo em clube nenhum da segunda divisão. Uellinton deveria ter sido negociado no início do ano (mandei um e-mail qualificando-o como moleque em janeiro deste ano). A contratação de zagueiros foi pedida por todos. Manteve-se Gabriel, zagueiro futuroso, porém este ano deveria ainda compor o elenco. Perdemos pontos importantes para o Bragantino (aqui e lá), Joinville e outras falhas como no jogo contra o Boa Esporte, por culpa da impulsividade do rapaz por ser ainda neófito. Mas não podemos creditar a humilhação que estamos passando apenas aos jogadores, seria injusto. Nada ocorre por acaso, é uma conjugação de fatores que faz um time vencedor ou perdedor. E não me falem de sorte. Sorte só premia os competentes.

Infelizmente não nos deram ouvidos.

Só nos resta buscar a subida na ultima rodada.

E VIVA A TORCIDA DO VITÓRIA!!!

VIVA A TUI! ESTA MERECE TODAS AS NOSSAS HOMENAGENS.

QUANDO ACABAR O JOGO CONTRA O CEARÁ, NO SÁBADO (24/11/12), OS APLAUSOS DEVEM SER APENAS PARA OS HERÓICOS E GUERREIROS TORCEDORES DO VITORIA QUE JAMAIS DEIXARÃO A AGREMIAÇÃO MORRER!!

GLORIOSO VITÓRIA, ESTAMOS CONTIGO EM QUALQUER LUGAR!!

O TEU PAVILHÃO NÓS VAMOS ERGUER!!

SEREMOS VITORIA ATÉ MORRER!!!

*Olavo José Gouveia Oliva é Auditor Fiscal, Bel. em Direito e Conselheiro do ECVitória.

Anúncios

Sobre rocharubronegro

Apenas um rubro negro apaixonado.

Publicado em novembro 20, 2012, em Rocha. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Prezados RNs,

    Concordo em boa parte com o texto do colega Olavo, mas gostaria de fazer algumas considerações.

    … Até o episódio Ueliton com PCC, tudo estava perfeito! É verdade que o time já demonstrava uma certa queda de produção, que para aquele momento era algo normal.

    A meu ver, foi neste momento que a diretoria do Vitória demonstrou o quanto é frágil, insegura e omissa. Em minha opinião, naquele momento, tinha que ter afastado o Ueliton e quem mais fosse necessário, para botar ordem na casa. Os jogadores tem que saber, que no clube, tem ordem e comando. Afastar o comandante PCC, a meu ver, foi uma covardia, salvo algum problema grave que não temos conhecimento. Tal atitude, só reforçou para eles jogadores, que ELES eram o lado forte, estavam certos e ELES eram o comando.

    Outro ponto importante a destacar, foi à saída do Neto Baiano. Amado por muitos e odiado por tantos outros. Não digo isso, por seus gols ou por sua técnica (que em minha opinião é limitada), mas sim pela sua liderança e exemplo dentro e fora de campo. Em todas as partidas em que o vi jogar, ele demonstrava o seu amor à camisa do leão. Fora de campo, era mais um ferrenho torcedor RN, que chegava até a provocar a ira dos adversários. O que aconteceu? Ueliton, o capitão, virou o único líder do grupo! Buscando definição de líder, será que caberia a este indivíduo?!

    “Líder, do inglês leader, é uma pessoa que atua enquanto guia ou chefe de um grupo. Para que a sua liderança seja efetiva, os restantes integrantes devem-lhe reconhecer as respectivas capacidades.”

    “O líder tem a faculdade de influenciar os outros sujeitos. O seu comportamento ou as suas palavras conseguem incentivar os membros de um grupo para que trabalhem em conjunto com vista num objetivo comum.”

    Ele até exerceu este papel, mas para um objetivo diferente do que queria a instituição ECV e a torcida. E se de fato isso aconteceu ele tinha que ser substituído. Da função e do time.

    Quanto aos problemas dos jogadores – deficiência técnica – em especial Gabriel, isto só foi realmente percebida nos momentos críticos. Até então, a ele era só elogios. Hoje, está claro que Gabriel (que tem um futuro brilhante) ainda precisa ser lapidado.

    Por fim, gostaria de reafirmar que continuo com o mesmo pensamento, ou seja, após o sábado, independentemente do resultado, obvio que espero que seja o acesso, temos que fazer uma limpa no ECV. Da diretoria aos jogadores. Na minha humilde opinião, mesmo considerando Alexi um cara correto, o tempo dele já passou! Precisamos de um dirigente que tenha visão de futuro, entenda realmente de futebol e que, acima de tudo, tenha pulso firme. Jogador de futebol é uma raça de fdp. Principalmente, pelo fato de muitos deles serem de família humilde, passa a ganhar muita grana e se acham o rei. Além disso, tem a figura dos tais procuradores/empresários, verdadeiros abutres.

    Estarei no Barradão no próximo sábado, para fazer a minha parte e com a esperança do acesso a série A (se Deus quiser!), mas sem nenhuma confiança neste grupo de jogadores, que não estão honrando o manto sagrado rubro-negro.

    Quanto a TUI estou de acordo que ela merece o nosso respeito e admiração. Eles realmente fazem a diferença, mas discordo totalmente do movimento que foi feito no aeroporto. COBRANÇA SIM, VIOLÊNCIA NÃO!

    PRA CIMA DELES LEÃO!!!

    SRN de um RN, muito puto com o seu time.

    José do Prado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: