A importância do contraditório, do diferente…

Olá amigos rubro-negros!

VAMOS, QUE VAMOS VITÓRIA SUB-20!!!

"Posso não concordar com nada do que você diz, mas vou defender seu direito de dizê-lo até a morte" (Voltaire – pseudônimo de François-Marie Arouet, Paris, 21 de Novembro de 169430 de Maio de 1778, foi um poeta, ensaísta, dramaturgo, filósofo e historiador iluminista francês. Ele defendia a liberdade de ser e pensar diferente.).

É obrigação de quem dirige qualquer instituição/entidade/empresa utilizar bem os recursos que lhe são disponibilizados para atingir as metas e objetivos planejados, observando, em especial, a relação custo x benefício. Quem não o faz satisfatoriamente deve ser responsabilizado por isso, ou seja, nós devemos sempre ser responsabilizados pelos erros cometidos, assim como pelas nossas omissões e/ou opiniões, pontos de vista, etc.. Deverão ser, também, responsabilizados aqueles que escolheram (elegeram ou ratificaram a escolha) os seus dirigentes. Na iniciativa privada, isso é facilmente resolvido com a substituição de um por outro mais eficiente/capaz.

Falando do Esporte Clube Vitória, que tem mais de dois milhões de torcedores (segundo a pesquisa Ibope/2010, 2,3 milhões ou 42,6% do universo de Bahia e Vitória; e pesquisa Pluri/2012, 2,0 milhões ou 45,5% do universo dos torcedores da dupla BAVI) e um orçamento para o ano de 2013 superior a cinquenta milhões de Reais, não é nenhuma benesse dos seus dirigentes aplicar bem esses recursos, procurando satisfazer os anseios da sua torcida. Para isto é preciso que se tenha um bom planejamento e, principalmente, contratações (comissão técnica e jogadores) que correspondam às expectativas.

Já escrevi, assim como outros escribas já o fizera, que o mundo (e/ou o submundo) do futebol é "mundo cão", principalmente pelas "máfias" que o rodeiam, e, por isso mesmo, não é para amadores. Sabemos, também, que uma das coisas mais importante com que se convive no futebol é a PAIXÃO do torcedor pelo seu time. E, por envolver paixão, deve ser tratado com muito cuidado e responsabilidade.

Gostaria de ratificar a nossa opinião externada no texto de 10/11 "Não podemos sair de férias", quando nos posicionamos contrários à contratação de Caio Junior para comandar a Comissão Técnica do Vitória, o qual gerou alguns comentários no blog http://www.ecvitorianoticias.com criticando o nosso texto/ponto de vista. Como vocês notaram, jamais respondo às criticas ou aos comentários. E por que não o faço? Justamente porque respeito o direito de expressão, o direito do contraditório, o livre arbítrio, a liberdade e o ponto de vista de cada um, independente de concordar ou não comigo. Muitas vezes, num artigo, emito minha opinião permeada de PAIXÃO; outras vezes, pela razão; e, também, às vezes, pelos dois, paixão e razão. Naquele artigo, procurei deixar registrado o meu sentimento de indignação e surpresa, pois, se me pedissem para indicar (ou adivinhar) um nome para ser o TÉCNICO do Vitória, o último nome que passaria pela minha cabeça seria o de Caio Junior. Volto a repetir: tomara que ele queime minha língua e que faça o melhor dos trabalhos possíveis para o bem do nosso GLORIOSO VITÓRIA. Por isso, acho que os pontos de vista diferentes, porém consistentes, com ou sem paixão, ajudam na tomada de consciência, na busca dos resultados positivos e na mudança ou ajuste de rumos (caminhos). Todos eles (os diferentes pontos de vista) são válidos. Precisamos ser e estar vigilantes, pró-ativos, racionais, "apaixonados", conscientes e, principalmente sábios. Na democracia, todos nós temos o mesmo direito. Na vida, devemos fazer sempre aos outros aquilo que gostaríamos que fizessem a nós.

Independentemente do resultado do jogo de amanhã (15/11), contra o Atlético Mineiro, os meninos do sub-20 do ECVITÓRIA estão de parabéns, assim como a comissão técnica, por terem sempre colocado o coletivo acima do individual. PARABÉNS!!!

Vide abaixo os links da internet sobre os diversos termos * utilizados neste texto.

VITÓRIA, VOCÊ É A SOMA DE TODOS NÓS!!!

* LINKS DOS TERMOS UTILIZADOS NO TEXTO:

1-CONTRADITÓRIO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Princ%C3%ADpio_do_contradit%C3%B3rio_e_da_ampla_defesa

2-O DIREITO DE EXPRESSÃO: http://pt.wikiquote.org/wiki/Voltaire

3-DEMOCRACIA: http://levante-se.blogspot.com.br/2008/08/democracia-x-liberdade-x-livre-arbtrio.html

4-LIBERDADE: http://pt.wikiquote.org/wiki/Liberdadehttp://pt.wikipedia.org/wiki/Liberdade

5-LIVRE ARBÍTRIO: http://www.significados.com.br/livre-arbitrio/

6-PAIXÃO: http://pt.wikipedia.org/wiki/Paix%C3%A3o_%28sentimento%29http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/paix%C3%A3o/8566/

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100513144048AAr3y29

http://www.formadoresdeopiniao.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5251:o-que-e-paixao-para-a-maconaria&catid=66:templo&Itemid=85

Anúncios

Sobre rocharubronegro

Apenas um rubro negro apaixonado.

Publicado em dezembro 14, 2012, em Rocha. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. Seus comentarios são muito pessimistas. Você não dá opção. Você é o dono da verdade. Você não aponta caminhos. Você muito demagogo. Você é mais torcedor do que analista. Inclina-se prá onde o vento assopra.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: